O objetivo deste programa é "dinamizar o desenvolvimento de projetos empresariais em fase de ideia, através de múltiplos instrumentos de apoio, disponibilizados ao longo de um período de nove meses de preparação do projeto empresarial", explica o IAPMEI, em comunicado enviado hoje.
O StartUP Voucher dirige-se a jovens licenciados até aos 29 anos, que podem apresentar projetos inovadores ainda em fase de ideia, no período de candidaturas que decorre de 05 de maio a 05 de agosto de 2025.
O montante de financiamento "poderá ascender a 20 mil euros por projeto e os jovens que pretendam candidatar-se devem comprometer-se em exclusividade com o Programa, não podendo, por isso, estar em formação, a trabalhar ou a estudar", clarifica o IAPMEI.
Os apoios previstos neste programa incluem uma bolsa, de 900 euros mensais, para o desenvolvimento do projeto empresarial e a disponibilização de acompanhamento na forma de mentoria e incubação.
Há ainda prémios de avaliação intermédia, no valor de 1.500 euros, no final da 1.ª e da 2.ª fase, para criar condições técnicas e financeiras para o desenvolvimento da fase seguinte, bem como um prémio de concretização, no valor de 2.000 euros, à concretização do projeto empresarial através da criação do próprio emprego.
No conjunto das anteriores edições deste programa, o StartUP Voucher apoiou mais de 800 projetos, com entrada na economia de mais de 250 novas empresas.
Leia Também: Lucro da Airbnb cai 42% até março para 136 milhões de euros