O Ministério das Finanças atualizou, na semana passada ao Notícias ao Minuto, os dados referentes à campanha do IRS de 2024, tendo divulgado que foram já pagos 322,6 milhões de euros em reembolsos daquele imposto. Quanto tempo estão a demorar os pagamentos? E qual é o valor médio?
"Foram já emitidas as transferências para o pagamento de mais de 480 mil reembolsos no valor global de 322,6 milhões de euros, sendo o prazo médio de pagamento de 14,1 dias, o qual é inferior ao que se registava em 2024 na mesma data", indicou fonte da tutela.
Contas feitas, significa isto que o valor médio dos reembolsos está nos 672 euros.
Estes números, refira-se, têm por base os dados disponíveis até 7 de maio. Nos primeiros 15 dias da campanha, recorde-se, o valor rondava os 670 euros, enquanto os contribuintes com nota de cobrança tinham a pagar uma média de 426 euros.
As Finanças revelaram que "não obstante os efeitos no funcionamento nos sistemas da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) decorrentes da interrupção geral de fornecimento de energia elétrica ocorrida no dia 28 de abril, foram já liquidadas mais de 1,3 milhões de declarações, incluindo entre estas mais de 97% das declarações de IRS automático".
"Estas liquidações originaram mais 660 mil reembolsos, no montante global superior a 450 milhões de euros, e 237 mil declarações resultaram na emissão de notas de cobrança no valor de 118 milhões de euros", indicou a mesma fonte.
Os contribuintes podem entregar a declaração do IRS até ao final de junho.
Leia Também: Já foram liquidadas mais de 1,3 milhões de declarações de IRS