Uma banana verde por dia, não sabe o bem que lhe fazia. Sim, leu bem. Segundo Karan Raj, um médico do serviço de saúde britânico, pode beneficiar quem tem diabetes tipo 1.
"Cada fase da banana apresenta um perfil nutricional completamente diferente", afirma o médico, num vídeo partilhado na rede social TikTok. Enquanto as bananas maduras com manchas e pontos castanhos na casca indicam níveis elevados de catequina, um antioxidante que também está presente no chá verde e que faz bem ao coração, as mais verdes contêm propriedades particularmente benéficas para quem padece de diabetes tipo 1.
A explicação é simples: a quantidade de fibras que obtemos ao consumir uma banana é diferente consoante as características da fruta. E as fibras são particularmente importantes para pessoas com diabetes, uma vez que ajudam a controlar a doença.
Leia Também: Neurologista revela os alimentos que vão ser a salvação da sua memória
Conforme explica Karan Raj, a quantidade de fibras é ligeiramente menor nas bananas maduras. Para doentes com diabetes, uma banana verde contém 3,5 gramas (g) de fibras por 100 g, o que pode ajudar a estabilizar os níveis do açúcar no sangue e ainda a manter a saúde intestinal. Além disso, o teor de açúcar também é mais baixo: apenas 10 g por 100 g, em comparação com os 17 g de uma banana madura.
Recorde-se que, em 2023, foram registados 75.661 novos diagnósticos de diabetes em Portugal continental, segundo dados do relatório de 2024 do Programa Nacional para a Diabetes da Direção-Geral da Saúde.
Fique com o vídeo abaixo!
@dr.karanr The banana evolution..which is the healthiest?
original sound - Dr Karan Raj
Leia Também: Corpo em perigo. Estas bebidas populares são "veneno" (o aviso está dado)