Falta de ar, dor torácica persistente e expetoração com sangue são alguns dos sintomas mais conhecidos de cancro do pulmão. Ainda assim, há sinais precoces nos dedos que podem ajudar ajudar a antecipar o diagnóstico. A Roy Castle Lung Cancer Foundation, uma instituição de caridade britânica que apoia doentes afetados por esta patologia, propõe um simples teste.
A primeira coisa a fazer é pressionar as unhas umas contra as outras. O ideal é surgir um espaço em forma de diamante entre os indicadores. Caso contrário, "pode ser um sintoma", alerta a Roy Castle Lung Cancer Foundation, citada pelo jornal Daily Express.
Leia Também: Cancro. Cinco sinais aparentemente inocentes que jamais deve ignorar
Dados partilhados pela associação mostram que este sintoma é habitual em 35% dos doentes com cancro do pulmão de não pequenas células e em 4% de quem padece de cancro do pulmão de pequenas células. Isto porque a acumulação de líquidos faz com que os dedos dos doentes fiquem maiores nas pontas.
A Cancer Research UK, associação sem fins lucrativos de luta contra o cancro, acrescenta que unhas curvadas também são um sintoma a que deve prestar atenção. "As pessoas com doenças como problemas cardíacos ou pulmonares têm por vezes estas alterações."
Leia Também: Cardiologista recomenda cinco alimentos para desobstruir as artérias