O Centro de Congressos da Alfândega do Porto recebeu, esta terça-feira, a segunda gala exclusivamente portuguesa do Guia Michelin. A noite foi de 'chuva de estrelas' com muitas novidades e surpresas.
Durante a cerimónia, apresentada por Marta Leite Castro, oito novos restaurantes foram distinguidos com uma estrela Michelin. Já os que tinham duas estrelas conseguiram mantê-las.
Portugal conta agora com um total de 46 restaurantes 'estrelados'. No entanto, ninguém conseguiu conquistar as três estrelas.
A noite não ficava completa sem algumas surpresas (e nem todas boas). Se por um lado, Marlene Vieira, a chef do Marlene, em Lisboa, conseguiu a tão aguardada distinção, tornando-se a primeira mulher em mais de 30 anos a receber uma estrela a solo. Por outro, Ljubomir Stanisic perdeu a estrela que tinha no 100 Maneiras, em Lisboa.
É ainda de mencionar que Vítor Matos subiu ao palco duas vezes. A primeira para receber a primeira estrela do Blind, restaurante onde partilha a cozinha com Rita Magro que recebeu o Prémio Jovem Chef no ano passado; e a segunda para receber uma estrela pelo Oculto, um restaurante que partilha com Hugo Rocha.
Pode ver (ou rever) a cerimónia no YouTube.