O impacto da parentalidade no sono dos homens

Não são só as mães que passam a ficar com o sono comprometido.

Notícia

© Shutterstock

Sofia Robert
06/04/2025 20:00 ‧ ontem por Sofia Robert

Lifestyle

Sono

A maior parte das temáticas que envolvem o sono e a parentalidade cingem-se ao impacto nas mães. Porém, também os pais veem o seu sono alterado depois do nascimento dos filhos, refere o psicólogo clínico Michael J. Breus. 

 

De acordo com o especialista, um estudo conduzido no Reino Unido concluiu que os pais de crianças pequenas dormem menos do que as mães, em parte porque a maior parte da amostra estudada assumia mais responsabilidades noturnas, como a muda das fraldas, com as mães a assumirem a maior parte destas tarefas durante o dia.

Outro estudo afirmou que o impacto da parentalidade no sono dos homens é diferente das mulheres, mas não menos significativo.

Além disso, apesar de ser necessária mais investigação que ligue ao impacto no sono, vários estudos concluíram que também o cérebro dos homens se altera depois de serem pais.

Cuidar de uma criança deixa marcas no cérebro dos homens, refere a Scientific American. Os neurocientistas chamam a isto de plasticidade cerebral induzida pela experiência, equivalente a quando aprendemos uma nova língua ou um instrumento musical.

Outro estudo publicado na Oxford Academic concluiu que os pais e mães podem sofrer privação de sono até seis anos desde o nascimento do filho.

Leia Também: Teve um filho e passou a emocionar-se mais? Há uma explicação para isso

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas