Tabaco e nicotina podem afetar seriamente a libido. Conheça os riscos

Produtos que contenham nicotina podem ter efeitos sérios na saúde, incluindo mudanças nas hormonas sexuais e função sexual.

Notícia

© Shutterstock

Mariana Moniz
07/04/2025 22:01 ‧ há 9 horas por Mariana Moniz

Lifestyle

Saúde

Citada pelo Healthline, Alexandra Perez, farmacêutica especialista em doenças crónicas, realça que "milhões de pessoas consomem nicotina e produtos de tabaco todo os dias. Desde cigarros eletrónicos a adesivos de nicotina e muito mais, não há escassez de produtos". 

 

Posto isto, estudos mostram que estes produtos podem ter efeitos sérios na saúde, incluindo mudanças nas hormonas sexuais e função sexual. "Alguns até mostram que fumar pode causar mudanças na sua libido, desejo sexual ou níveis de desejo." 

Leia também: Investigadores revelam o 'segredo' para deixar de fumar

Qual é, então, o impacto que o tabaco e a nicotina podem ter no desejo sexual? 

Impacto nos homens

Segundo a farmacêutica, várias investigações sobre nicotina e libido sugerem que o consumo da substância, especialmente presente nos cigarros, pode afetar negativamente o desejo sexual nos homens. 

Um pequeno estudo de 2020 explorou a função sexual, depressão e outras condições de saúde em adultos jovens com dependência de nicotina. Nessa pesquisa, os investigadores descobriram que essa dependência levou à disfunção sexual em áreas como a excitação, o desejo, a ereção e até mesmo o orgasmo.

"Embora o estudo aponte para uma relação entre o uso de nicotina e a diminuição do desejo sexual, a maneira como a nicotina influencia a libido ainda não está clara. Pode ser devido ao efeito da substância no sistema nervoso e nas hormonas, que são amplamente responsáveis pelo nosso desejo sexual", apontou Perez.

Impacto nas mulheres

"Especialistas realizaram poucos estudos sobre a disfunção sexual em mulheres, mas a nicotina parece ter um impacto negativo na libido feminina", pode ler-se. 

Num estudo realizado em 2013, investigadores descobriram que mais de 34% das mulheres com transtorno de uso de substância apresentaram disfunção sexual. Nas mulheres com dependência de nicotina especificamente, o risco de disfunção sexual foi quase três vezes maior. 

De notar ainda que, um outro estudo de 2015, concluiu que as mulheres na pré-menopausa, e que fumavam, tinham mais disfunção sexual e eram mais afetadas em áreas como o desejo, a excitação e a satisfação. "Fumar com frequência e ser mais dependente da nicotina também foi associado a menor função sexual".

Leia Também: Homens, se querem melhorar a vida sexual, comecem a fazer esta dieta

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas