Cãibras musculares podem ser um verdadeiro pesadelo. E da próxima vez que sentir uma após uma corrida longa ou um treino pesado, talvez seja melhor trocar um analgésico por um copo com sumo de picles.
Sim, leu bem. O mesmo líquido em que esses pepinos nadam pode, na verdade, parar uma cãibra muscular imediatamente.
O sumo de picles trata-se de uma salmoura ácida, geralmente feita com água, vinagre, sal e açúcar, e, às vezes, ervas e especiarias, como endro e sementes de mostarda. O líquido contém alguns eletrólitos: muito sódio e um pouco de potássio.
Leia Também: Estudo. Beber champanhe pode reduzir o risco de paragem cardíaca súbita
"Embora varie de pessoa para pessoa, um adulto pode perder cerca de 300 a 500 miligramas de sódio através do suor durante o exercício", explica Amy Goldsmith, nutricionista e proprietária da Kindred Nutrition & Wellness em Frederick, Maryland.
A verdade é que 240 mililitros de sumo de picles contêm 821 miligramas de sódio, então "acho que as pessoas provavelmente sentem repostas mais rapidamente, porque o sumo tem uma dose muito alta de sódio", diz Goldsmith.
Leia Também: Esta bebida pode estar relacionada com a morte de mais de 300 mil pessoas
Mas os eletrólitos são apenas uma parte do quebra-cabeças que é o sumo de picles. Alguns estudos mostram que as pessoas sentem alívio das cãibras antes que os eletrólitos tenham tempo de ser absorvidos adequadamente, então os especialistas acreditam que outro aspecto do sumo de picles possa aliviar as cãibras musculares: o vinagre.
O vinagre contém ácido acético, que lhe dá seu cheiro e sabor azedo, e ajuda a conservar os pepinos como picles. Quando bebemos este sumo, o choque deste ácido na boca desencadeia o reflexo orofaríngeo - também conhecido como reflexo de vómito - que faz com que os músculos da garganta se contraiam e os músculos de outras partes do corpo relaxem.
Os efeitos, no entanto, geralmente não duram muito tempo - cerca de 10 a 15 minutos. Mas pode ser o suficiente para alongar, reidratar ou massajar o local dorido para um alívio mais prolongado.
Leia Também: Herpes labial? Saiba como aliviar o desconforto de maneira natural