"Esta quarta edição espelha o nosso compromisso na valorização dos produtos endógenos, como o peixe do rio, e a dinamização da restauração e economia locais", referiu hoje, em comunicado, o presidente da Câmara da Sertã, Carlos Miranda.
O autarca deste município do distrito de Castelo Branco disse ainda que a programação deste ano convida "a uma verdadeira imersão nas tradições, sabores, cores e sons do território, sempre com o rio Zêzere como pano de fundo e inspiração".
Leia Também: Cantanhede promove vinhos regionais. Há brancos, rosés e espumantes
O certame decorre de 23 a 25, e de 30 a 01 de junho, em cinco restaurantes aderentes, localizados na União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, que terão nas suas ementas diversas iguarias que apresentam o peixe do rio como principal ingrediente.
Do leque de iniciativas fazem parte as "Refeições nas Associações", com peixe do rio frito à hora do almoço, no Sambado (25 de maio) e no Trízio (01 de junho).
A programação cultural do Festival Gastronómico Peixe do Rio começa no dia 23, em escolas da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, com a atividade interativa "Os Sons em volta do rio", com Luís Antero.
Durante o festival haverá ainda 'workshops', concertos e passeios, entre outras iniciativas.
"Mais do que um festival gastronómico, esta iniciativa é a celebração do nosso rio, das nossas gentes e dos nossos sabores. Que o peixe do rio continue a ter lugar à mesa, nos restaurantes e nas casas de todos," sublinhou Carlos Miranda.
O autarca deixou um desafio para que os forasteiros visitem Cernache do Bonjardim durante os dias do festival, convidando-os "a escutar o rio, a saboreá-lo e a vivê-lo, nos pratos, nas tradições, nos sons e nas imagens que compõem o programa".
Leia Também: Fim de semana com vinho, caracóis e moda. Espreite estas 10 sugestões