Detectar febre nos cães pode ser difícil. Veterinários da Carolina Veterinary Specialists in Huntersville explicam como perceber se o seu patudo está com febre e identificam os principais sintomas.
A temperatura corporal normal de um cão varia entre 38°C a 39°C, o que é significativamente maior do que a dos humanos, cuja temperatura corporal varia entre 36°C e 37°C.
Leia Também: Acessórios de luxo para os patudos? Encontra-os na Gaya Marques Pinto
Uma temperatura acima de 39°C é considerada febre canina. Quando a temperatura chega aos 41°C, podem ocorrer complicações graves e fatais.
Pode ser difícil detectar febres nos cães, pois a sua temperatura corporal também pode aumentar quando estão muito agitados ou stressados. Além disso, a temperatura de um cão pode variar ao longo do dia e, às vezes, à noite.
Posto isto, é importante entender a temperatura saudável do seu cão, algo que pode determinar observando a temperatura do seu amigo de quatro patas em vários horários do dia e durante vários dias.
Leia Também: Lagarta do pinheiro. Como proteger os patudos desta ameaça
Algumas pessoas acreditam que se apalpar o nariz do seu cão e ele estiver húmido e frio, significa que a temperatura está boa, e que se estiver quente e seco, significa que tem febre. No entanto, isso não é um indicador preciso de que o seu patudo está febril.
A melhor maneira de verificar a temperatura do seu cão é usar um termómetro digital para uso retal. De qualquer forma, eis alguns dos sintomas que o seu animal de estimação pode apresentar caso esteja com febre:
- Olhos vermelhos ou vidrados;
- Orelhas e/ou nariz quentes;
- Tremores;
- Estar ofegante;
- Pingo no nariz;
- Menos energia;
- Perda de apetite;
- Tosse;
- Vómitos.
Leia Também: Sinais de alerta de que o seu patudo pode estar a ficar doente