Trudeau diz que Canadá está "preparado" para taxas impostas pelos EUA

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, disse que "o Canadá está preparado" para responder às taxas aduaneiras de 25% impostas pelos Estados Unidos.

Notícia

© Lusa

Lusa
02/02/2025 06:09 ‧ há 3 horas por Lusa

Mundo

Canadá

Numa mensagem publicada na rede social X no sábado, Trudeau disse ainda que se vai reunir com a Presidente do México, Claudia Sheinbaum, para discutirem a situação em conjunto.

 

A mensagem surgiu pouco depois do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter assinado uma ordem executiva para a aplicação de taxas aduaneiras aos produtos provenientes do Canadá, do México e da China, a partir de 04 de fevereiro.

O decreto presidencial determina a imposição de tarifas de 10% à China, de 25% ao México e de 25% ao Canadá, exceto no petróleo canadiano, que terá tarifa de 10%.

Trudeau anunciou que se irá dirigir publicamente aos canadianos após as conversações com Sheinbaum, uma aproximação que ocorre após um encontro entre o primeiro-ministro com o seu executivo.

O chefe do Governo do Canadá tinha anteriormente prometido uma resposta determinada e enérgica, mas razoável à imposição de tarifas por parte dos Estados Unidos.

De acordo com a Casa Branca, a ordem de Donald Trump também inclui um mecanismo para aumentar as taxas aduaneiras em caso de retaliação destes países -- os três principais parceiros comerciais dos Estados Unidos e que no total representam mais de 40% das importações do país.

Trump tinha vindo a ameaçar a imposição de tarifas para garantir uma maior cooperação dos países para impedir a imigração ilegal e o contrabando de produtos químicos usados para fazer fentanil, um poderoso opiáceo que está a causar estragos nos Estados Unidos.

O Presidente republicano também tinha prometido usar tarifas para impulsionar a produção nacional e aumentar as receitas do Governo federal americano.

Leia Também: Canadá retalia e impõe taxa de 25% aos produtos vindos dos Estados Unidos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas