Um casal de professores catedráticos morreu, na manhã deste domingo, após inalar fumo em casa, em Sevilha, Espanha. Segundo a imprensa espanhola, as vítimas são Enrique Valdieso, um conhecido historiador de arte espanhol, e a sua mulher, Carmen Martínez, professora de Latim.
O alerta foi dado pelas 10h25 locais (9h25 em Lisboa) e, quando os serviços de emergência chegaram ao local, depararam-se com os corpos das vítimas, segundo a agência de notícias espanhola Efe, que cita fontes policiais.
Enrique Valdivieso, tinha 81 anos e era membro da Real Academia Sevilhana de Belas Letras, Já a sua mulher, Carmen Martínez, de 72 anos, era professora de latim no Instituto Luca de Tena.
Nas redes sociais, o presidente da Câmara Municipal de Sevilha, José Luis Sanz, afirmou estar "consternado com a trágica morte do catedrático Enrique Valdivieso e da sua mulher".
"A cidade estará tremendamente grata por tudo o que nos deu em vida", escreveu.
Consternado por la trágica muerte del catedrático Enrique Valdivieso y su esposa. Símbolo de la ciudad, Medalla de Oro de Sevilla y experto incontestable de la Sevilla del siglo de Oro
— José Luis Sanz (@jlsanzalcalde) February 2, 2025
La ciudad estará tremendamente agradecida por todo lo que nos ha dado en vida. Descanse en paz pic.twitter.com/oqvZekciFH
Também Patricia del Pozo, ministra da Cultura e do Desporto da Andaluzia, lamentou a "perda terrível", que "um vazio irreparável na História da Arte".
Segundo a Efe, as autoridades estão agora a investigar se a inalação fatal foi causada por um incêndio ou por outro tipo de combustão.
Leia Também: Adolescente de 16 anos morre esfaqueado durante luta em Espanha