Yarden Bibas foi um dos reféns que, este sábado, foi libertado depois de ter sido mantido em cativeiro pelo Hamas durante 484 dias. O israelita foi sequestrado em de outubro de 2023, assim como a sua esposa e os seus dois filhos, Ariel, de 4 anos, e Kfir, de 9 meses.
"Yarden está em casa. Um quarto do nosso coração regressou para nós depois de 15 longos meses. Não há palavras para descrever o alívio de segurar o Yarden com as nossas mãos, abraçá-lo e ouvir a sua voz. Yarden regressou, mas a casa continua incompleta", pode ler-se num comunicado da família que está a ser partilhado nas redes sociais e em vários meios de comunicação.
De recordar que, no final de 2023, o Hamas anunciou que o bebé e a mãe tinham sido mortos num bombardeamento israelita.
"Yarden é um pai que deixou o seu posto seguro para proteger a família, sobrevive de forma brava ao cativeiro e regressou a uma realidade insuportável", escreve a família.
No comunicado, a família pede para "proteger o Yarden", "proteger a sua alma", pedindo respeito "pela sua privacidade" e para lhe darem "espaço" de forma a que consiga começar a "recuperar o corpo e a alma".
"Obrigado às nossas pessoas. Obrigado aos militares. Obrigado e lamentamos por todos aqueles que sacrificaram as suas vidas para que este dia chegasse".
No final, a família de Yarden Bibas adianta que vai "tirar alguns dias" para estar com Yarden, acrescentando que continuam "com esperança" pelo regresso de Shiri e das crianças, Ariel e Kfir, assim como de todos os reféns.
"Por favor, continuem a fazer com que as vossas vozes sejam ouvidas e enfatizem a urgência dos seus regressos", acrescentando que "não vão parar até que todos estejam em casa".
Statement from the family of Yarden Bibas:
— Aviva Klompas (@AvivaKlompas) February 1, 2025
Yarden is home. A quarter of our heart has returned to us after 15 long months. There are no words to describe the relief of holding Yarden in our hands, embracing him, and hearing his voice. Yarden has returned home, but his home… pic.twitter.com/iGazlRjYgq
Finally back in mom’s arms ️🩹 pic.twitter.com/v7ympfatp8
— Israel Defense Forces (@IDF) February 1, 2025
Leia Também: Entre lágrimas e sorrisos, o reencontro de Ofer Kalderon com os filhos