EUA (também) suspendem tarifas impostas ao Canadá durante 30 dias

O mesmo já tinha acontecido com o México. Canadá vai reforçar plano fronteiriço.

Notícia

© DAVE CHAN/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
03/02/2025 22:08 ‧ há 8 horas por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

EUA

O primeiro-ministro demissionário do Canadá, Justin Trudeau, anunciou, esta segunda-feira, que as tarifas impostas pelos Estados Unidos serão suspensas por "pelo menos 30 dias", depois de um acordo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

 

"Acabei de ter uma boa chamada com o presidente Trump. O Canadá está a implementar o nosso plano fronteiriço de 1,3 mil milhões de dólares [mais de 1,2 milhões de euros] – reforçando a fronteira com novos helicópteros, tecnologia e pessoal, melhorando a coordenação com os nossos parceiros americanos e aumentando os recursos para parar o fluxo de fentanil. Quase 10.000 funcionários da linha de frente estão e continuarão trabalhando na proteção da fronteira", começou por escrever na rede social X (antigo Twitter). 
 
"Além disso, o Canadá está a assumir novos compromissos para nomear um 'Czar' do Fentanil, listaremos os cartéis como terroristas, garantiremos vigilância 24 horas por dia, 7 dias por semana na fronteira, lançaremos uma Força de Ataque Conjunta Canadá-EUA para combater o crime organizado, o fentanil e o branqueamento de capitais. Também assinei uma nova diretiva de inteligência sobre o crime organizado e o fentanil e iremos apoiá-la com 200 milhões de dólares. As tarifas propostas serão suspensas por pelo menos 30 dias enquanto trabalhamos juntos", anunciou. 

Pouco depois, Trump confirmou que a suspensão das tarifas surge em troca da garantia de que o Canadá fará mais para impedir a entrada de drogas ilegais nos Estados Unidos. 

"O Canadá concordou em garantir que tenhamos uma fronteira norte segura", escreveu Trump numa publicação na Truth Social. 

"Estou muito satisfeito com este resultado inicial, e as tarifas anunciadas no sábado serão suspensas por um período de 30 dias para ver se um acordo económico final com o Canadá pode ou não ser estruturado", completou.

A suspensão temporária das tarifas ocorre poucas horas antes de os Estados Unidos começarem a impor taxas de 10% sobre as compras de petróleo e gás canadianas e de 25% sobre outras importações.

O Canadá anunciou no sábado que também iria aplicar taxas de 25% sobre 30 mil milhões de dólares em exportações dos EUA para o país a partir de terça-feira, em retaliação às tarifas.

O governo canadiano também planeou aplicar as mesmas tarifas a outros 125 mil milhões de dólares em importações dos EUA a partir de 25 de fevereiro.

De acordo com dados oficiais do Serviço de Fronteiras dos EUA, menos de 1% do fentanil apreendido nos Estados Unidos no ano passado veio do Canadá.

O número de migrantes que entram nos Estados Unidos pela fronteira norte aumentou, mas ainda assim representará apenas 6% do total em 2023.

Trudeau e Trump já tinham mantido hoje mais cedo uma conversação, onde concordaram reunir mais tarde para tentar chegar a um acordo para suspender as tarifas, agora alcançado.

Antes da segunda chamada, Trump concordou ainda com a presidente mexicana Claudia Sheinbaum em suspender as tarifas que os EUA começariam a aplicar aos produtos mexicanos a partir de terça-feira.

O presidente dos EUA decidiu suspender as tarifas sobre o México depois de a líder mexicana ter prometido enviar 10 mil soldados para a fronteira com os Estados Unidos para combater o tráfico de droga e de pessoas.

As tarifas são uma preocupação para o México, pois é o maior parceiro comercial dos Estados Unidos, com as exportações para aquele país avaliadas em 490,183 mil milhões de dólares (cerca de 485 mil milhões de euros) em 2023, quase 30% do produto interno bruto (PIB) do México, de acordo com um relatório do Instituto Mexicano de Competitividade (IMCO).

Na ordem executiva assinada no sábado por Donald Trump também foram aplicadas taxas aduaneiras de 10% aos produtos provenientes da China.

O presidente dos Estados Unidos afirmou hoje que também os produtos europeus vão ser sujeitos a taxas aduaneiras "muito em breve".

Trump concordou em

Trump concordou em "suspender imediatamente" tarifas impostas ao México

Trump prometeu hoje à homóloga mexicana suspender por um mês a entrada em vigor das tarifas sobre o México, depois de Claudia Sheinbaum anunciar uma mobilização do Exército na fronteira comum.

 Notícias ao Minuto com Lusa | 16:02 - 03/02/2025

Analistas têm dito que acreditam que as tarifas impostas pelos Estados Unidos estão a ser usadas por Trump como uma ferramenta para obter acordos mais favoráveis aos interesses dos EUA.

[Notícia atualizada às 23h13]

Leia Também: Europa "tem de sair do lugar do passageiro e tomar volante", diz Centeno

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas