Rubio afirma que El Salvador se ofereceu para receber reclusos detidos nos EUA

O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, afirmou que o Presidente salvadorenho, Nayib Bukele, se ofereceu para receber em El Salvador "criminosos perigosos" detidos nos Estados Unidos, incluindo cidadãos norte-americanos.

Notícia

© Lusa

Lusa
04/02/2025 06:23 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

EUA

"Ofereceu-se para receber nas suas prisões os criminosos perigosos americanos detidos no nosso país, incluindo cidadãos norte-americanos e os que têm autorização de residência", declarou Rubio na segunda-feira, após um encontro em São Salvador com Bukele.

 

"Nunca nenhum país fez uma oferta tão amigável", sublinhou o chefe da diplomacia norte-americana. "Estamos profundamente gratos. Falei com o Presidente [Donald] Trump sobre o assunto", acrescentou.

Rubio citou em particular os gangues latino-americanos MS-13, de El Salvador, e Tren de Aragua, da Venezuela, que também operam nos Estados Unidos, sendo que alguns dos membros têm nacionalidade norte-americana.

Bukele foi reeleito com mais de 80% dos votos no ano passado, graças a uma campanha radical contra os grupos criminosos, que fez baixar a taxa de criminalidade de El Salvador, apesar das reservas das organizações de defesa dos direitos humanos.

Leia Também: Rubio congratula-se com decisão do Panamá de não renovar acordo com China

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas