Suspeito atingido a tiro por segurança em Paris está em morte cerebral

O homem suspeito de desenhar suásticas em estações e que foi hoje atingido a tiro pela equipa de segurança de uma estação ferroviária em Paris está em morte cerebral, adiantou fonte judicial.

Notícia

© XAVIER GALIANA/AFP via Getty Images

Lusa
03/02/2025 23:44 ‧ há 5 horas por Lusa

Mundo

França

"O agente que utilizou a sua arma foi detido para realizar as verificações necessárias", revelou hoje à noite a procuradoria de Paris, acrescentando que "os testes de despistagem [deram] negativo".

 

"A sua arma e munições foram apreendidos", detalhou a mesma fonte.

A vítima, um homem nascido na Síria em 1976 e a viver em Paris, foi apanhado pelos seguranças por volta das 11 horas [10 horas em Lisboa] por ter "pintado do suásticas" nas estações de metro, informou a procuradoria de Paris.

Na estação de Austerlitz, por volta das 14 horas, uma testemunha relatou à polícia ferroviária "que um homem tinha acabado de desenhar quatro suásticas perto da linha 5" do metro, continuou a mesma fonte.

Meia hora depois, a patrulha avistou este homem "no pátio exterior", "foi visto a colocar a mão no casaco" e "pegou no que parecia ser uma arma de fogo, que levantou com as duas mãos em direção aos polícias".

A arma "foi posteriormente descoberto ser falsa", apontou ainda a acusação.

O indivíduo não obedeceu às ordens dos agentes e um dos polícias usou uma arma "várias vezes", explicou a fonte policial.

O autor dos desenhos foi "declarado em morte cerebral pouco antes das 19 horas", ainda segundo a mesma fonte.

"Um taxista que estava perto ficou ferido num pé e foi transportado para o hospital", acrescentou a acusação.

O Ministério Público abriu dois inquéritos, um relativo à violência contra uma pessoa em posição de autoridade pública ou responsável por uma missão de serviço público, a outro à violência com arma por parte de uma pessoa em posição de autoridade pública ou responsável por uma missão de serviço público.

O pátio da estação, localizada na zona sul da capital, esteve completamente encerrado ao público durante a tarde. Polícias e soldados foram destacados para o local.

Um camião de bombeiros estava estacionado em frente a uma das entradas da estação enquanto a plataforma de Austerlitz estava encerrada ao trânsito, tendo sido montado um perímetro de segurança.

Leia Também: Duas pessoas baleadas pela segurança ferroviária numa estação de Paris

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas