A vítima mortal do desabamento do teto da Igreja de São Francisco de Assis, na cidade brasileira de Salvador, esta quarta-feira, é uma jovem, de 26 anos, identificada como Giulia Panchoni Righetto.
Segundo o g1, Giulia, que morava em São Paulo, era apaixonada por viagens e já tinha conhecido diferentes países.
A jovem, que nasceu em Ribeirão Preto, e era uma amante de animais, tinha-se formado em comunicação social e trabalhava, atualmente, numa empresa multinacional.
Nas redes sociais, partilhava vários registos das suas viagens e, ontem, tinha divulgado imagens de um passeio por Salvador.
No momento do acidente de hoje, Giulia estava acompanhada do namorado e de um casal amigo. Tanto o namorado como outro homem não tiveram lesões, mas a amiga sofreu um corte na testa e foi levada para um hospital.
O desabamento ocorreu na Igreja de São Francisco de Assis, construída nos séculos 17 e 18 e considerada uma das 'Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo'.
De acordo com o Corpo de Bombeiros do estado da Bahia, além da vítima mortal, pelo menos cinco pessoas ficaram feridas após parte do teto da igreja localizada no Centro Histórico de Salvador ter desabado.
O acidente aconteceu por volta das 14h30 locais, no templo da Ordem Primeira de São Francisco.
De acordo com o governo brasileiro, a Igreja de São Francisco de Assis, tem azulejos portugueses, assinados em 1737 por Bartolomeu Antunes de Jesus, que reproduzem o nascimento de São Francisco e "estão adornados por talhas de madeira moldadas com ouro em pó e com símbolos do barroco brasileiro".
Para além disso, duas pias de pedra, doadas por D. João V e, teto, "várias pinturas sacras, além de imagens de São Pedro de Alcântara, São Benedito, São José, Coração de Jesus, Santo Antônio e São Francisco de Assis no altar-mor".
Ao jornal local Alô Alô Bahia, o historiador Rafael Dantas afirmou que esta era "uma tragédia anunciada, infelizmente".
"Há muito tempo, a situação de deterioração, infiltração e os problemas com cupins [térmitas] já eram visíveis" num dos edifícios mais históricos da cidade, disse.
Leia Também: Teto de igreja portuguesa em Salvador desaba e provoca um morto