Hamas divulga vídeo com dois reféns a verem libertação de outros três

O movimento islamita palestiniano Hamas divulgou no sábado um vídeo aparentemente filmado em Nusseirat, no centro da Faixa de Gaza, que mostra dois reféns israelitas a assistirem à libertação de outros três, que tinham sido entregues à Cruz Vermelha.

Notícia

© Reuters

Lusa
23/02/2025 06:44 ‧ há 6 horas por Lusa

Mundo

Médio Oriente

O vídeo mostra os dois homens, vestidos com 't-shirts' castanhas de mangas compridas, a assistirem à libertação dos três reféns a partir de um carro e a implorarem ao primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, para os libertar, fazendo um acordo com os raptores.

 

Os dois homens foram sequestrados em 07 de outubro de 2023, no local do Festival de Música Nova, nos limites da Faixa de Gaza, enclave palestiniano.

As suas famílias autorizaram os media a divulgarem o vídeo.

A associação representante das famílias dos reféns considerou o vídeo uma "demonstração particularmente repugnante de crueldade" e apelou ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e ao primeiro-ministro de Israel para que todos os reféns sejam libertados.

Após o ataque em 07 de outubro de 2023 do Hamas contra território israelita, 251 pessoas foram sequestradas em Israel e levadas para a Faixa de Gaza. Destas, 62 continuam em cativeiro, sendo que pelo menos 35 foram declaradas mortas pelo Exército israelita.

A frágil trégua que entrou em vigor em 19 de janeiro permitiu a libertação de 25 reféns israelitas vivos na primeira fase, que deverá terminar em 01 de março, em troca da libertação de centenas de prisioneiros palestinianos por Israel.

Os últimos seis reféns vivos foram libertados no sábado e, até à meia-noite de domingo (hora local, 22:00 de sábado em Lisboa), Israel ainda não tinha libertado os 620 prisioneiros palestinianos que deveriam ser libertados em troca da devolução dos reféns.

O Hamas denunciou o atraso como uma "violação flagrante do acordo de tréguas".

Leia Também: "Não viu a luz". Luso-israelita passou cativeiro nos túneis do Hamas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas