O momento de tensão entre os presidentes da Ucrânia e dos Estados Unidos, Volodymyr Zelensky e Donald Trump, marca esta sexta-feira, dia em que deveria ter sido assinado um acordo entre os países sobre minerais.
Na Sala Oval, Donald Trump acusou Zelensky de "ingratidão" perante a ajuda de Washington no combate na guerra, que já dura há três anos, dizendo ainda que não era o líder ucraniano que tinha "as cartas na mão".
Durante o momento, a embaixadora ucraniana nos Estados Unidos, Oksana Markarova, fez um gesto que se está a tornar viral, e que pode representar o que o mundo sente perante este momento de tensão.
A embaixadora levou as mãos à cara e mostrou a desilusão perante a situação. O encontro deveria ter terminado com a assinatura de um acordo entre os EUA e a Ucrânia, que poderia levar a um acordo de paz na Europa.
Trump têm-se 'aproximado' da narrativa russa. Delegações dos EUA e Rússia estiveram já reunidas, por forma a falar de uma solução para a guerra na Ucrânia. Zelensky disse, na altura, que não iria aceitar uma solução que fosse encontrada sem a presença ucraniana nas negociações, e daí seguiram-se algumas acusações de Trump a Zelensky, dizendo-lhe que este era "um ditador sem eleições".
O encontro de hoje também terá estado em risco, mas Macron, que esteve nos EUA esta semana, terá 'convencido' Trump a seguir com o encontro com o líder ucraniano.
Veja o momento na galeria acima.
Leia Também: "Muito justo". Trump e Zelensky assinam acordo sobre minerais esta tarde