Um sismo de magnitude 7,7 na escala de Richter atingiu, esta sexta-feira a Tailândia e o Myanmar.
A notícia é avançada pela Agência France-Presse, que refere que o epicentro foi em Myanmar, a cerca de 50 quilómetros da cidade de Monywa.
De acordo com o Washington Post, há edifícios a serem evacuados em Banguecoque, área tailandesa que abriga mais de 17 milhões de pessoas.
Mais de 40 trabalhadores ficaram presos nos escombros de um arranha-céus de 30 andares que desabou em Banguecoque. Segundo a agência de notícias France-Presse (AFP), que cita fontes da polícia e dos serviços de emergência, trata-se de um arranha-céus em construção para escritórios do governo tailandês e há 43 trabalhadores desaparecidos.
Após o sismo, as autoridades tailandesas declararam o estado de emergência em Banguecoque.
Os alarmes ouviram-se por volta das 13h30 em Banguecoque, 06h30 em Lisboa. Várias pessoas saíram das suas casas perante os sinais de perigo, e, nas redes sociais, podem ver-se imagens de edifícios com danos e a colapsar.
BREAKING: Closeup video shows the moment skyscraper collapses in Bangkok, Thailand from powerful earthquake.pic.twitter.com/IKhRrecvQc
— AZ Intel (@AZ_Intel_) March 28, 2025
#BREAKING #Earthquake #Myanmar / #Burma
— OC Scanner 🇺🇸 🇺🇸 (@OC_Scanner) March 28, 2025
A Magnitude 7.7 quake struck about 20 minutes ago. No Tsunami threat. Strong Shaking was felt as far as Bangkok with slight damage. No immediate reports from local area yet https://t.co/c7JWtZAXOi pic.twitter.com/NtcniGLYtA
Na capital de Myanmar, Naypyitaw, o terramoto danificou templos religiosos e algumas casas, de acordo com as autoridades no país. Já na Tailândia, o abalo foi sentido com grande intensidade na capital Banguecoque.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos e o Centro de Geociências GFZ da Alemanha disseram que o primeiro tremor de terra foi registado em Myanmar. Um segundo terramoto, com uma magnitude de 6,4, abalou também regiões na Tailândia 12 minutos mais tarde.
[Notícia atualizada às 08h41]
Leia Também: Sismo de magnitude 4,5 sentido na ilha de São Miguel e Terceira