Centenas protestam contra Musk num concessionário da Tesla em Berlim

Centenas de pessoas manifestaram-se hoje junto a um dos concessionários da marca de carros elétricos Tesla, na capital alemã, Berlim, contra o proprietário, Elon Musk, e o que consideram ser os seus ataques à democracia.

Notícia

© Jörg Carstensen/picture alliance via Getty Images

Lusa
05/04/2025 16:11 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Alemanha

Esta manifestação em Berlim, sob o lema "Teslatakedown", faz parte do protesto global contra Musk e foi convocada por várias organizações, como Campact, Fridays for Future e Tesla den Hahn abdrehen (Fechar a torneira na Tesla, em português).

 

"A nossa manifestação de hoje mostrou que a resistência à influência de Musk está a crescer. Centenas de pessoas manifestaram-se fortemente em Berlim, com discursos, ações criativas e exigências claras", afirmou Caro Weber, de uma das organizações alemãs, citado pela agência EFE.

Para este manifestante, "Elon Musk não deve continuar a minar as estruturas democráticas sem restrições".

Entre as principais críticas dos manifestantes, está "o apoio de Musk aos partidos de direita, os seus ataques ao sistema social americano e o seu desrespeito pelas normas ambientais e pelos direitos sindicais na Alemanha".

Na fábrica da Tesla em Brandemburgo alegam os organizadores do protesto, a empresa "ignora sistematicamente os regulamentos, põe em risco os postos de trabalho devido a condições de insegurança e impede a participação dos trabalhadores na tomada de decisões".

O programa da manifestação em Berlim incluiu discursos, apresentações musicais e formas criativas de protesto.

Os ativistas usaram faixas, cartazes e as suas atuações para chamar a atenção para "as consequências dramáticas" que acompanham o poder económico e político de Musk, um dos aliados mais próximos do presidente dos EUA, Donald Trump.

Leia Também: "A Tesla está em colapso e pode não recuperar"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas