Deputados impedidos de visitar Cisjordânia ocupada? "Inaceitável"

A Grã-Bretanha manifestou a sua indignação depois de Israel ter impedido dois deputados de entrar no país para visitar a Cisjordânia ocupada, acusando os parlamentares de apoiarem boicotes contra o país.

Notícia

© Rasid Necati Aslim/Anadolu via Getty Images

Lusa
06/04/2025 12:07 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Grã-Bretanha

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, David Lammy, afirmou este sábado que é "inaceitável, contraproducente e profundamente preocupante" que dois membros do parlamento britânico tenham sido detidos e impedidos de entrar em Israel.

 

"Deixei bem claro ao meu homólogo israelita que esta não é a forma de tratar os parlamentares britânicos", afirmou.

Abtisam Mohamed e Yuan Yang afirmaram estar "estupefactos com a medida sem precedentes tomada pelas autoridades israelitas de recusar a entrada a dois deputados britânicos" nesta viagem em que pretendiam visitar a Cisjordânia ocupada.

"É fundamental que os deputados possam testemunhar em primeira mão a situação nos territórios ocupados", disseram os parlamentares, acrescentando que o seu plano era visitar projetos de ajuda comunitária e comunidades locais.

A Medical Aid for Palestinians, uma instituição de caridade que ajudou a organizar a visita, adiantou que os dois deputados foram questionados à chegada ao aeroporto internacional Ben Gurion, antes de lhes ser negada a entrada e deportados.

Um comunicado das autoridades israelitas acusa os dois deputados de terem apelado ao boicote a Israel e alega que estes não estavam de visita como fazendo parte de uma delegação oficial.

Segundo refere a Associated Press, a lei israelita proíbe a entrada de não residentes que apoiem o movimento internacional de boicote liderado pelos palestinianos, conhecido como 'Boicote, Desinvestimento e Sanções' (BDS).

Os apoiantes do BDS retratam-no como um movimento de ativismo não violento baseado numa campanha semelhante contra o 'apartheid' sul-africano.

Leia Também: General israelita deplora ações violentas de reservistas na Cisjordânia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas