O Papa Francisco voltou a surgir em público, na tarde deste sábado, desta vez na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.
Segundo um comunicado oficial da Sala de Imprensa da Santa Sé, Francisco dirigiu-se ao local para rezar diante do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, neste dia que marca a véspera do Domingo de Ramos e da Semana Santa.
Francisco, note-se, sempre teve uma forte ligação com a Virgem. Hoje, à semelhança de outras ocasiões, levou-lhe flores.
Contrariamente ao que tinha acontecido quinta-feira, o Papa estava com as suas vestes papais e sem a cânula nasal de oxigénio.
Video of Pope Francis arriving to St. Mary Major today with flowers for Mary in hand. pic.twitter.com/JwDOnMoZVT
— Rich Raho (@RichRaho) April 12, 2025
Recorde-se que Francisco, de 88 anos, teve alta do Hospital Gemelli, em Roma, no final de março, após 38 dias de internamento devido a uma infeção respiratória grave, a sua mais longa hospitalização desde que assumiu o pontificado, em 2013.
Nos últimos dias, Francisco tem feito uma série de visitas inesperadas.
A primeira aparição inesperada ocorreu no último domingo, fora da basílica de São Pedro, quando saudou os fiéis, antes de receber o rei Carlos III, de Inglaterra, e a sua mulher, Camila, numa audiência privada, na quarta-feira.
"O facto de estar em convalescença não significa que não possa sair", afirmou o Vaticano na sexta-feira.
Apesar da melhoria do estado de saúde, ainda não está decidida a sua participação nas cerimónias religiosas da semana santa, que antecede a Páscoa, uma vez que também dependerá das condições meteorológicas.
A missa do domingo de ramos será presidida pelo cardeal Leonardo Sandri.
[Notícia atualizada às 17h48]
Leia Também: Papa Francisco já só faz uso de oxigenação para "fins terapêuticos"