De acordo com as fontes, a cancela foi montada hoje naquela aldeia do distrito de Ancuabe, cerca das 15h30 locais (14h30 em Lisboa), e condutores de várias viaturas foram já intercetados e obrigados a pagar a designada portagem, incluindo uma de transporte de passageiros, no trajeto entre Pemba, capital da província de Cabo Delgado, e Montepuez.
"Estão a cobrar sim, começou na tarde de hoje", relatou uma fonte, no local, a 150 quilómetros de Pemba.
Esta tarde, uma viatura de transporte de passageiros só conseguiu seguir viagem após pagar, no local, 1.000 meticais (14 euros).
"Não estão a perdoar ninguém", relatou outra fonte a partir de Pemba, após o irmão, um dos motoristas visados nesta 'portagem', ter sido libertado pelos supostos terroristas.
"Acho que tem que se fazer algo para dar fim a isto, é perto de Pemba" disse uma fonte, apelando à intervenção dos militares.
Entretanto, fontes locais relataram que oito motoristas foram acolhidos pelas autoridades de Nsanja depois de resgatados dos alegados terroristas por paramilitares 'naparamas'.
"Sim, tiveram sorte porque ninguém foi morto", explicou a fonte.
A estrada N14 liga os distritos de Montepuez, Namuno e Balama, em Cabo Delgado.
Desde outubro de 2017, a província de Cabo Delgado, rica e gás, enfrenta uma rebelião armada com ataques reclamados por movimentos associados ao grupo extremista Estado Islâmico.
O último grande ataque deu-se de 10 e 11 de maio de 2024, à sede distrital de Macomia, com cerca de uma centena de insurgentes a saquearem a vila, provocando vários mortos e fortes combates com as Forças de Defesa e Segurança de Moçambique e militares ruandeses, que apoiam Moçambique no combate aos rebeldes.
Só em 2024, pelo menos 349 pessoas morreram em ataques de grupos extremistas islâmicos no norte de Moçambique, um aumento de 36% face ao ano anterior, segundo estudo divulgado pelo Centro de Estudos Estratégicos de África (ACSS), uma instituição académica do Departamento de Defesa do Governo norte-americano.
Leia Também: Preços em Moçambique com subida ligeira de fevereiro para março