Irmãos Menendez voltam a tribunal esta semana. Pena poderá ser revista

Lyle e Erik Menendez foram condenados a prisão perpétua em 1996, depois de serem acusados do assassinato dos pais em 1989. Na altura, o gabinete do procurador do Ministério Público defendeu que os irmãos pretendiam apoderar-se do património multimilionário dos pais.

Notícia

© Ronald L. Soble / Los Angeles Times via Getty Images

Notícias ao Minuto
12/04/2025 16:12 ‧ há 6 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Irmãos Menendez

Lyle e Erik Menendez foram condenados a prisão perpétua após assassinarem os seus pais, em Berverly Hills, Los Angeles, em 1989. No entanto, na próxima quinta-feira, haverá uma audiência de revisão do caso que poderá determinar uma pena menor para os dois irmãos. 

 

A Sky News escreve que, no ano passado, o procurador de Los Angeles, George Gascon, pediu para que a sentença, sem possibilidade de liberdade condicional, dos irmãos fosse revista para uma pena de 50 anos de prisão. Esta mudança iria permitir que os dois fossem elegíveis a liberdade condicional, uma vez que o crime que ambos cometeram ocorreu antes de terem 26 anos. 

No entanto, no mês passado, o sucessor de Gascon, o procurador Nathan Hochman submeteu uma moção para arquivar o processo, afirmando que não havia "razões legítimas" que justificassem uma nova sentença.

Procurador rejeita pedido para novo julgamento dos irmãos Menendez

Procurador rejeita pedido para novo julgamento dos irmãos Menendez

Nathan Hochman considera que não há "razões legítimas" que justifiquem uma nova sentença.

Notícias ao Minuto | 18:37 - 10/03/2025

Por seu turno, na sexta-feira, dia 11 de abril, um juiz do Tribunal Superior do condado de Los Angeles decidiu que a audiência irá avançar, o que poderá resultar numa pena menor para os dois irmãos. Os dois foram detidos em 1994 e condenados a prisão perpétua em 1996.

"Tudo o que foi dito é absolutamente justo para uma audiência de revisão na próxima quinta-feira", disse o juiz. 

Através de videoconferência, Lyle, de 57 anos, e Erik, de 54 anos, assistiram à sessão em tribunal e o advogado de ambos afirmou que era "um bom dia" e que a "justiça venceu à política".

Lyle Menendez, na altura com 21 anos, e Erik Menendez, com 18 anos, admitiram que balearam fatalmente o seu pai, José Menendez, um executivo da indústria de entretenimento, e a sua mãe, Kitty Menendez, na casa de família, em Bervely Hills, em 1989. Os irmãos alegaram temer que os pais estivessem prestes a matá-los para impedir que se descobrisse que José Menendez tinha abusado sexualmente do filho mais novo durante anos.

Os irmãos enfrentaram a justiça duas vezes, tendo o primeiro julgamento terminado com um júri empatado.

Os procuradores da altura alegaram que não havia provas de abuso sexual e muitos detalhes não foram admitidos no segundo julgamento. O gabinete do procurador do Ministério Público também defendeu que os irmãos pretendiam apoderar-se do património multimilionário dos pais.

Irmãos Menendez:

Irmãos Menendez: "Monstros" ou vítimas? Entenda o caso que chocou os EUA

Crime cometido em 1989 volta a ganhar visibilidade e julgamento dos dois irmãos pode voltar aos tribunais. Monstros? A história do assassinato mediático que pode sofrer reviravolta

Notícias ao Minuto | 13:09 - 25/10/2024

Em 2024, a Netflix lançou uma série inspirada na história dos irmãos, assim como um documentário, o que os colocou de novo na 'ribalta'.

Leia Também: Procurador rejeita pedido para novo julgamento dos irmãos Menendez

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas