O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou o seu homólogo russo de "brincar com a vida das pessoas", numa declaração que acontece cerca de uma hora após Vladimir Putin anunciar uma "trégua da Páscoa."
"Quanto a mais uma tentativa de Putin de brincar com a vida das pessoas - neste momento, os alertas de ataques aéreos estão a espalhar-se pela Ucrânia", referiu numa publicação partilhada antes das 18 horas locais, ou seja, antes de a trégua anunciada por Putin entrar em vigor - já que só começaria às 18 locais, 16 horas em Lisboa.
Zelensky não declarou claramente a posição de Kyiv sobre o cessar-fogo anunciado unilateralmente por Moscovo.
"A defesa aérea e a aviação ucranianas já começaram a trabalhar para nos proteger. Os drones Shahed nos nossos céus revelam a verdadeira atitude de Putin em relação à Páscoa e à vida humana", acrescentou o líder ucraniano na mesma publicação.
Vladimir Putin ordenou às suas tropas para realizarem um cessar-fogo na Ucrânia na Páscoa Ortodoxa, a partir da tarde de hoje até domingo à noite (22 horas em Portugal).
O presidente russo instou Kyiv a "seguir o seu exemplo", alertando também: "Ao mesmo tempo, as nossas tropas devem estar prontas para repelir possíveis violações das tréguas e provocações do inimigo, qualquer das suas ações agressivas."
Segundo Putin, a reação de Kyiv à trégua da Páscoa demonstrará "a sinceridade, o seu desejo e a sua capacidade de cumprir os acordos e de participar nas conversações de paz destinadas a eliminar as causas profundas da crise ucraniana."
[Notícia atualizada às 17h14]
Leia Também: Putin decreta trégua na guerra na Ucrânia durante a Páscoa