Tribunal militar russo condena ex-general a 5 anos de prisão por fraude

Um tribunal militar russo condenou o antigo general do Exército Ivan Popov a cinco anos de prisão e ao pagamento de uma multa de 800 mil rublos (cerca de 8.500 euros) depois de o considerar culpado de fraude.

Notícia

© Maksim Konstantinov/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Lusa
24/04/2025 13:01 ‧ há 4 horas por Lusa

Mundo

Rússia

Popov foi acusado, juntamente com um empresário e com o tenente-general Oleg Tsokov - que morreu na guerra da Ucrânia -, de participar no roubo de 1.700 toneladas de produtos metálicos destinados à defesa na frente de combate em Zaporijia no valor de 115 milhões de rublos (cerca de 1,2 milhões de euros).

 

O antigo general, que foi afastado das suas funções de comando na guerra da Ucrânia após as suas críticas à estratégia de combate russa e à falta de armas, não admitiu as acusações e agradeceu aos que confiaram nele durante todo o processo.

"O mais importante é acreditar numa pessoa", afirmou o militar.

O empresário envolvido no caso é Sergei Moiseyev, que foi condenado pelo mesmo tribunal a quatro anos de prisão e a uma multa de 600 mil rublos (cerca de 6.300 euros), divulgou a agência de notícias Interfax.

A detenção de Popov ocorreu em maio do ano passado, quando aconteceu uma onda de detenções e reposicionamento de pessoal no Exército e no Ministério da Defesa por alegados crimes de corrupção, coincidindo com a chegada do novo ministro, Andrei Belousov.

Leia Também: Rússia acusa Zelensky de incapacidade para negociar

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas