Químicos de mísseis podem estar na origem de explosão no Irão. As imagens

Uma explosão num porto iraniano fez pelo menos cinco mortos e mais de 700 feridos. Explosão foi ouvida a dez quilómetros de distância.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
26/04/2025 20:18 ‧ há 8 horas por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Irão

A explosão que aconteceu este sábado no porto de Shahid Rajai, no Irão, já fez mais de 700 feridos e, pelo menos, cinco mortos.

 

Note-se que a situação aconteceu durante a reunião entre Irão e os Estados Unidos, em Omã, para a terceira ronda de negociações sobre o rápido avanço do programa nuclear de Teerão.

Embora ninguém no Irão tenha sugerido diretamente que a explosão tenha sido causada por um ataque, o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abbas Araghchi, que liderou as negociações, reconheceu na quarta-feira que "os serviços de segurança estavam em alerta máximo devido a casos passados de tentativas de sabotagem e operações de assassinato concebidas para provocar uma resposta legítima".

O que aconteceu?

Segundo a Associated Press, o porto em questão recebeu produto químico para combustível de mísseis, produto este terá sido a causa da explosão e consequente incêndio que aconteceu.

"É altamente provável que a explosão tenha tido origem num depósito de produtos perigosos e produtos químicos localizado na zona portuária", disse a alfândega do porto de Shahid Rajai, em comunicado.

Para além das vítimas, a ocorrência danificou carros na área envolvente e a explosão foi ouvida a dez quilómetros.

As atividades portuárias foram suspensas para que as forças de segurança e de socorro pudessem controlar a situação, segundo as autoridades iranianas.

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: N.º de mortos em explosão no Irão sobe para 5 (e já há 700 feridos)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas