A visita de João Lourenço termina a 4 de maio, segundo anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano em comunicado, onde destaca que ela ocorre no ano em que os dois Estados comemoram 40 anos de relações diplomáticas e a convite da Presidente da Índia, Draupadi Murmu.
Do programa da visita do Presidente angolano ao país asiático faz parte, a 3 de maio, uma reunião com a Presidente indiana e conversações com o primeiro-ministro da Índia, Shri Narendra Modi.
A 4 de maio, último dia da visita oficial, o Presidente de Angola participará num evento empresarial em Nova Deli, com o objetivo de promover investimentos e vínculos comerciais entre os dois países.
"A Índia e Angola desfrutam de relações calorosas e amigáveis construídas ao longo dos anos. As nossas relações bilaterais são sustentadas por uma parceria energética vibrante. E o comércio bilateral entre os dois países tem crescido e atingiu 4,1 mil milhões de dólares em 2023-2024 (3,6 mil milhões de euros)", afirma o ministério indiano.
A parceria para o desenvolvimento, cooperação para o desenvolvimento de capacidades e o relacionamento na área da defesa "também se têm expandido" entre Angola e a Índia, destaca, acrescentando que os dois países "apoiam candidaturas um do outro em vários fóruns multilaterais, inclusive na ONU".
"Espera-se que vários memorandos de entendimento/acordos sejam assinados durante a visita, o que dará um impulso às relações bilaterais", entre os dois países, lê-se no comunicado.
João Lourenço visitará a Índia acompanhado por uma delegação "de alto nível", incluindo vários ministros, altos responsáveis e responsáveis de empresas.
Leia Também: Angola gastou 582 milhões com importação de combustível no 1.º trimestre