Zelensky foi recebido no aeroporto pelo Ministro das Relações Exteriores da República Checa, Jan Lipavsky, que publicou na rede social X uma foto em que cumprimenta o presidente ucraniano e a esposa, Olena Zelenska, divulgou a agência EFE.
"Hoje, no aeroporto de Praga, dei as boas-vindas ao presidente Zelensky, líder do mundo livre", escreveu Lipavsky, membro do partido liberal-conservador ODS do primeiro-ministro Petr Fiala.
Um comunicado publicado no 'site' da presidência confirma que esta tarde o presidente Petr Pavel receberá, no Castelo de Praga, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e a primeira-dama, Olena Zelenska.
Pavel já tinha admitido a necessidade de apoiar a Ucrânia não apenas com munições, mas também com um possível contingente de tropas para monitorizar um hipotético acordo de paz.
Já hoje o presidente Zelensky insistiu que um cessar-fogo "real" é necessário, que Kyiv está preparada para declarar a qualquer momento, desde que dure pelo menos um mês, para que as negociações de paz possam ser realizadas.
Leia Também: Zelensky diz ser "cínico" apelo para cessar-fogo do Kremlin diante de ataques