Trump conta trabalhar com Erdogan "para pôr fim" a "guerra ridícula"

O Presidente norte-americano afirmou hoje que conta trabalhar com o homólogo turco "para pôr fim à guerra ridícula, mas mortal, entre a Rússia e a Ucrânia".

Notícia

© Andrew Harnik/Getty Images

Lusa
05/05/2025 20:31 ‧ há 5 horas por Lusa

Mundo

Guerra na Ucrânia

Donald Trump disse ter tido uma "conversa telefónica muito boa e produtiva" Recep Tayyip Erdogan, que abordou também a situação na Síria, na Faixa de Gaza "e muito mais".

 

Segundo Trump, Erdogan convidou-o a visitar a Turquia e, da mesma forma, pretende deslocar-se a Washington, observando que os dois dirigentes mantiveram uma excelente relação durante o primeiro mandato do político republicano na Casa Branca entre 2017 e 2021.

Recep Tayyip Erdogan agradeceu a Donald Trump a "abordagem para acabar com as guerras", de acordo com um comunicado da presidência turca.

Trump, que antes da posse, em janeiro passado, prometera acabar com o conflito na Ucrânia em 24 horas, tem procurado negociar um cessar-fogo entre as partes, como parte de um entendimento para a paz.

A Turquia, membro da NATO, participou em reuniões recentes de aliados europeus e britânicos da Ucrânia e ofereceu-se repetidamente para acolher negociações de paz entre Moscovo e Kiev.

O chefe de Estado turco mantém também contactos com o Presidente russo, Vladimir Putin, e os dois líderes abordaram recentemente um acordo de segurança no mar Negro.

Em 2022, Ancara desempenhou um papel mediador na conclusão de um acordo que permitia a exportação de cereais ucranianos através do mar Negro, do qual a Rússia desistiu posteriormente.

Recep Tayyip Erdogan apelou ainda ao homólogo norte-americano para aliviar as sanções à Síria, afirmando, de acordo com o seu gabinete, que esta medida, após a queda do regime de Bashar al-Assad, contribuiria para a estabilização do país devastado por quase 14 anos de guerra civil.

No final de março, Washington indicou que as sanções não seriam aliviadas até que houvesse progressos em prioridades como a luta contra o terrorismo na Síria, após a chegada ao poder, em dezembro passado, de uma coligação de islamitas apoiados por Ancara.

Segundo a presidência turca, Recep Tayyip Erdogan transmitiu ainda que a ajuda humanitária deve ser retomada "sem interrupções" à Faixa de Gaza, que está sob bloqueio total de Israel há mais de dois meses.

Leia Também: Porque quer Trump reabrir prisão de Alcatraz? Alguém conseguiu escapar?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas