O presidente do Conselho Europeu, António Costa, despediu-se publicamente, esta segunda-feira, do chanceler alemão cessante Olaf Scholz, agradecendo-lhe a "cooperação" e "amizade de muitos anos".
"Foi um prazer trabalhar consigo para construir uma Europa forte, competitiva e social que coloca os cidadãos em primeiro lugar", escreveu Costa na rede social X (ex-Twitter).
No final da mensagem, escreveu ainda, em alemão: "Caro Olaf, desejo-lhe as maiores felicidades para o futuro!".
O partido conservador do próximo chanceler alemão, Friedrich Merz, assinou esta segunda-feira o acordo de coligação com o partido de centro-esquerda SPD, selando a formação do novo Governo, que será constituído oficialmente na terça-feira.
Dear @OlafScholz, thank you for the excellent cooperation and the friendship of many years.
— António Costa (@eucopresident) May 5, 2025
It has been a pleasure working with you to build a strong, competitive, and social Europe that puts citizens first.
Lieber Olaf, ich wünsche Dir alles Gute für die Zukunft! pic.twitter.com/HfLRHyJuWg
O acordo, que deverá vigorar nos próximos quatro anos, define as prioridades do novo Governo, que enfrentará inúmeros desafios: reanimar a economia, que se encontra em recessão há dois anos, conter a ascensão do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) e apoiar o reforço da defesa europeia face ao afastamento estratégico norte-americano.
O líder da CDU, de 69 anos, prometeu dar prioridade à unidade e à segurança europeia, face às ameaças da nova administração norte-americana de Donald Trump e àa guerra em curso na Ucrânia, após a invasão russa iniciada em fevereiro de 2022.
Leia Também: Merz será 10.º chanceler da Alemanha pós-guerra após acordo com sociais-democratas