Maior hospital no norte de Moçambique esgotou capacidade

O Hospital Central de Nampula, o maior do norte de Moçambique, esgotou a capacidade de camas, estando a distribuir doentes pelos corredores, alertaram as autoridades locais, que esperam pela conclusão e entrega da nova unidade hospitalar.

Notícia

© Lusa

Lusa
08/05/2025 12:46 ‧ há 6 horas por Lusa

Mundo

Moçambique

"O nosso hospital já esta a mostrar-se pequeno, porque a taxa de ocupação das camas está acima de 100%. Daí que temos tido doentes nos corredores", afirmou Graciano Francisco, porta-voz do Conselho dos Serviços Provinciais de Representação do Estado, em conferência de imprensa.

 

De acordo com Graciano Francisco, a unidade acolhe mais de 900 pacientes, apesar de ter sido projetada para cerca de 500 camas. E acrescentou que só com a conclusão e entrega do futuro Hospital Geral de Nampula é que será possível descongestionar a atual unidade, que, além da província, recebe doentes de Cabo Delgado, Niassa e de parte da Zambézia.

"Com a conclusão do hospital que está em construção em Natikire, prevê-se que no segundo semestre do ano em curso entre em funcionamento, poderemos aliviar a situação de ocupação da nossa unidade de referência a nível da região norte", sublinhou.

As obras de construção do Hospital Geral de Nampula começaram em 2017 e a sua conclusão, após vários prazos falhados, chegou a estar prevista para abril último, que também não foi cumprido.

Desta vez, o executivo provincial atribuiu os atrasos ao fraco desempenho do empreiteiro inicial, explicando que a obra está agora a ser executada por uma nova empresa, com resultados já visíveis.

"De facto, tivemos demora na conclusão deste hospital devido ao desempenho do primeiro empreiteiro. Houve troca de empresa e, por isso, já estamos a ver resultados palpáveis. Se forem ao local, verão que a situação já não é como no ano passado. Prevemos que até ao final deste semestre, ou no início do próximo, a infraestrutura nos seja entregue para ser usada", garantiu Graciano Francisco.

Leia Também: Comunidade de Sant'Egídio diz que Zuppi salvou "milhões de moçambicanos"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas