Um dos irmãos de Robert Francis Prevost, que ontem foi eleito Papa, contou que soube da notícia, que o deixou "chocado", através da televisão e revelou que tinha falado com o irmão na noite anterior ao início do conclave, num telefonema no qual tinham discutido nomes.
"Fiquei tão surpreendido como toda a gente quando disseram o nome dele", disse John Prevost ao jornal norte-americano Daily Herald, apesar de saber que havia uma "pequena hipótese" de o irmão se vir a tornar Papa.
O homem, de 71 anos, lembrou que mal teve tempo de processar a informação, da qual teve conhecimento como a maior parte das pessoas - através da televisão. Depois disso, seguiram-se inúmeros telefonemas, mensagens e e-mails.
"Foi um momento chocante", disse John ao recordar o momento em que ouviu o nome do seu irmão mais novo, Robert. "Estava ao telefone com a minha sobrinha e ambos não conseguíamos acreditar. Depois, o telefone, o iPad e o meu telemóvel ficaram loucos", acrescentou o homem, que é um diretor reformado de uma escola católica.
John contou que ele e os irmãos tiveram "uma infância normal". "É um pouco estranho, mas os três sabíamos o que queríamos fazer muito cedo na vida", disse.
"O Rob - era assim que lhe chamávamos desde pequeno - sabia que ia ser padre desde que começou a andar. Um vizinho disse-me uma vez que ele ia ser Papa um dia. Que tal isso para um prognóstico?", brincou.
Na noite anterior ao conclave, os irmãos falaram por telefone e discutiram nomes. "Ele perguntou: 'Como é que me devo chamar?'. Começámos a falar de nomes só para falar de nomes. Eu disse-lhe que não devia ser Leão porque seria o XIII. Mas ele deve ter feito alguma pesquisa para ver que, na verdade, é o XIV", recordou.
"Para dizer a verdade, o seu coração está no trabalho missionário. Ajudar o lado mais pobre da vida ou os oprimidos, por assim dizer", elogiou.
John ainda não teve notícias do irmão desde a sua eleição. "Ainda não tive tempo para chorar", apontou. "Acho que quando estiver sozinho e puder organizar os meus pensamentos sobre tudo isto, vou sentir-me bem. Até agora, ainda não tive tempo para reagir", completou.
O cardeal Robert Francis Prevost, 69 anos, foi ontem eleito Papa, após dois dias de conclave, na Cidade do Vaticano, e assumiu o nome de Leão XIV.
Nascido em Chicago, Estados Unidos, o novo Papa tem ascendência espanhola e nacionalidade peruana, e pertence à Ordem de Santo Agostinho.
Leão XIV sucede ao Papa Francisco, que morreu em 21 de abril, aos 88 anos.
Leia Também: AO MINUTO: Papa Leão XIV 'estreia-se' no Vaticano com 1.ª missa