Peru usa maior radar ionosférico para supervisionar efeitos de tempestade solar

O Peru está a usar o maior radar ionosférico do mundo para supervisionar os possíveis efeitos de uma grande tempestade solar detetada esta semana pela agência espacial norte-americana (NASA) e que pode causar alterações eletromagnéticas no planeta.

Notícia

© Artur Widak/NurPhoto via Getty Images

Lusa
17/05/2025 18:00 ‧ há 4 horas por Lusa

Mundo

Peru

Segundo o Instituto Geofísico do Peru, o radar localizado a leste de Lima (capital do Peru) permitirá determinar eventuais efeitos na atmosfera e nos campos magnéticos da Terra.

 

A tempestade solar (emissão intensa de partículas e radiação eletromagnéticas da superfície do Sol) vai ser monitorizada a partir do Peru nos próximos cinco dias, período em que é esperado que o fenómeno atinja ou passe pela Terra.

Se atingir a Terra, esta tempestade solar pode causar o aparecimento de auroras boreais (hemisfério norte) e austrais (hemisfério sul) e interferências nas comunicações de rádio e sistemas de localização por satélite, assim como danificar satélites e redes elétricas.

O ciclo solar, que tem uma periodicidade de 11 anos, encontra-se neste momento no seu pico, altura em que ocorrem mais erupções solares (ejeção de níveis elevados de partículas e radiação eletromagnéticas).

Leia Também: Sismo de magnitude 6,0 registado no Peru

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas