Úrsula Von der Leyen referia-se, nas suas redes sociais, à situação na Ucrânia, segundo a agência Europa Press.
"Desde a sua eleição, Sua Santidade tem sido portador de uma profunda mensagem de paz. A paz é sustentada pela compreensão e pela perseverança. É uma mensagem que ressoa profundamente em todo o mundo e especialmente no nosso continente", escreveu Von der Leyen.
A Presidente da Comissão Europeia - que se sentou ao lado do Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky durante a cerimónia que esta manhã decorreu na Praça de São Pedro, no Vaticano - advertiu que "a paz não pode ser considerada um dado adquirido" na Europa, mas deve ser "elaborada, alimentada e acarinhada".
"Enquanto o Papa Leão XIV assume o seu magistério, acompanhemo-lo na sua visão: a paz como um milagre que todos somos chamados a modelar", concluiu.
Today, we gather in Rome to mark the beginning of the pontificate of Pope Leo XIV.
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) May 18, 2025
Since his election, His Holiness has carried a profound message of peace.
Peace sustained through understanding and perseverance.
It is a message that resonates deeply, across the world, and… pic.twitter.com/xTgisFXKSX
O Papa Leão XIV, hoje no final da missa de inauguração do seu pontificado, referiu-se à "Ucrânia mártir", que espera "negociações para uma paz justa e duradoura".
"A Ucrânia está finalmente à espera de negociações para uma paz justa e duradoura", declarou o Papa, que ainda hoje receberá em audiência o Presidente ucraniano.
Leia Também: Ursula von der Leyen diz que UE vai continuar a sancionar o Kremlin