Fonte da Comissão Europeia disse à agência Lusa que o encontro tinha início às 15h30 (14h30 em Portugal Continental).
Um comunicado do gabinete de Giorgia Meloni, divulgado pelas agências internacionais de notícias, adiantava que o objetivo do encontro era discutir as relações entre a União Europeia e os Estados Unidos, que atravessam um momento de maior tensão, assim como questões-chave da agenda internacional.
Na quinta-feira, o comissário europeu de Comércio, Maros Sefcovic, anunciou o acordo com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, em "intensificar" as negociações sobre as tarifas impostas por Washington.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, adotou diversas medidas tarifárias contra os seus parceiros comerciais, algumas das quais foram suspensas.
As que entraram em vigor incluem tarifas de 25% sobre aço, alumínio e seus derivados; 25% sobre carros importados, camiões leves e certas peças automobilísticas; e uma tarifa básica de 10% aplicável a todos os parceiros comerciais dos Estados Unidos.
No caso da União Europeia, essa tarifa de 10% pode aumentar para 20% quando a atual suspensão norte-americana expirar, em 09 de julho.
Por sua vez, a Comissão Europeia adotou contramedidas contra as tarifas dos Estados Unidos sobre aço, alumínio e seus derivados, mas suspendeu-as posteriormente, até 14 de julho, para dar tempo às negociações.
Donald Trump e Ursula von der Leyen tiveram uma breve conversa em 26 de abril, também em Roma, durante o funeral do Papa Francisco, e concordaram em encontrar-se numa data posterior.
Leia Também: Após reunião tensa nos EUA, Zelensky e Vance reencontraram-se. Foi assim