Dezenas de milhares de pessoas juntaram-se, este domingo, para ver o novo Papa, antes daquela que é a sua primeira missa pública na Praça de São Pedro, em Roma.
Ao ser conduzido em direção à Praça de São Pedro, Leão XIV acenou à multidão a partir da parte de trás do seu papamóvel. Enquanto era aplaudido, viam-se bandeiras de todo o mundo.
Além disso, o sumo pontífice acabou também por pegar ao colo alguns bebés.
A missa de hoje, note-se, é um momento tradicionalmente encarado pelo mundo católico como a apresentação das linhas mestras do seu pontificado.
Eleito Papa a 08 de maio, só hoje, 10 dias depois, é que o antigo Prefeito do Dicastério dos Bispos celebra a sua Missa Inaugural de pontificado.
Conhecido por ser um intelectual tímido, Leão XIV tem marcado a sua diferença em relação ao antecessor, Francisco, por ter todas as intervenções escritas previamente, evitando improvisos.
Leão XIV já justificou a escolha do nome em Leão XIII, inspirando-se no papel do pontífice do século XIX na denúncia contra o americanismo e o capitalismo liberal para agora fazer alertas sobre a revolução tecnológica em curso e a inteligência artificial.
O tema dos imigrantes foi, aliás, um dos assuntos que o opôs, enquanto cardeal missionário no Peru, à política de Donald Trump nos EUA.
Então, no X, Prevost criticou a deportação e o fecho de fronteiras, contrariando diretamente o vice-presidente JD Vance, o mesmo político que representa os EUA na cerimónia de hoje.
Além de JD Vance, estará o chefe da diplomacia dos EUA, Marco Rubio, os dois mais importantes dirigentes católicos do governo de Trump. Também o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se encontra no Vaticano. Pode ver as imagens dos líderes e da multidão que recebeu o Papa na fotogaleria acima.
O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, também marca presença.
Leão XIV foi eleito como o 267.º Papa da História, sucedendo a Francisco (2013-2025), que morreu em abril.
Nascido Robert Francis Prevost, em Chicago, o novo pontífice, de 69 anos, também tem a cidadania peruana depois de ter vivido a maior parte da vida no país andino.
Leia Também: Leão XIV mostra-se ao mundo através da Missa Inaugural de Pontificado