"Em nome do Governo italiano, felicito Nicusor Dan pela sua eleição como Presidente da Roménia. Estou confiante de que seremos capazes de construir uma parceria construtiva, com o objetivo de reforçar a cooperação bilateral entre as nossas nações e com o objetivo comum de promover a paz, a estabilidade e a prosperidade para os nossos povos e para a Europa", escreveu Meloni nas redes sociais.
Dan venceu as eleições presidenciais da Roménia no domingo, derrotando George Simion, que era o favorito, após ter vencido a primeira volta, em 04 de maio.
Simion, líder do partido de extrema-direita Aliança para a União dos Romenos, segunda força no parlamento, esteve em Itália há alguns dias para se encontrar com Meloni e com o líder da Liga e vice-presidente do executivo italiano, Matteo Salvini.
Na Alemanha, o chanceler, Friedrich Merz, e o Presidente, Frank-Walter Steinmeier, celebraram o voto do povo romeno por uma Europa forte, segura e unida, felicitando Nicusor Dan pela vitória.
"A Roménia declarou-se a favor de uma Europa forte e segura: Caro Nicusor Dan, parabéns pela sua vitória eleitoral!", escreveu o chanceler numa mensagem na sua conta da rede social X.
Em comunicado, Steinmeier sublinhou, por sua vez, que a eleição de Nicusor Dan "sublinha o desejo do povo romeno de uma Europa forte e unida".
"Tendo em conta a guerra de agressão russa contra a Ucrânia e as mudanças nas relações transatlânticas, a nossa ação decisiva como parceiros na União Europeia e na NATO é mais importante do que nunca", salientou.
"O amplo apoio da Roménia aos seus vizinhos Ucrânia e Moldova merece todo o nosso respeito", acrescentou o chefe de Estado alemão.
A Roménia tem desempenhado um importante papel no contexto da invasão russa da vizinha Ucrânia, mantendo no país uma relevante missão no flanco leste da NATO. Nestas eleições, o candidato derrotado, o eurocético George Simion, defendia o fim do apoio militar a Kiev.
O Presidente alemão afirmou que a Roménia e a Alemanha enfrentaram em conjunto os desafios dos últimos anos e garantiu a Dan o apoio da Alemanha na construção de "um futuro europeu seguro e próspero".
Steinmeier salientou ainda os "laços humanos estreitos" entre a Alemanha e a Roménia e sublinhou o seu desejo de aprofundar ainda mais as "relações estreitas e amigáveis" entre os dois países.
Da Moldova, a Presidente, Maia Sandu, foi das primeiras líderes a felicitar Nicusor Dan pela vitória.
"A Moldova e a Roménia estão unidas, apoiando-se mutuamente e trabalhando lado a lado por um futuro pacífico, democrático e europeu para todos os nossos cidadãos", escreveu Sandu na rede social X.
Na noite de domingo, em declarações ao 'media' romeno Antena3 CNN, Nicusor Dan declarou que as suas primeiras visitas, como chefe de Estado, serão a Bruxelas, sede da União Europeia e da NATO, Chisinau, capital da Moldova, e Washington, capital dos Estados Unidos.
Na segunda volta das presidenciais romenas, Dan conseguiu uma reviravolta e venceu com 53,62% dos votos, derrotando George Simion, que teve 46,38%.
Leia Também: Serviço de informações francês nega ter tentado influenciar Pavel Durov