Se é claustrofóbico, esta notícia é para si. Há elevadores sem portas, ideais para pessoas que não aguentam a sensação de estarem fechadas em sítios pequenos. No entanto, não são só qualidades. Andar num Paternoster - como se chama este tipo de ascensores - pode ser assustador, uma vez que este nunca para.
Os elevadores Paternoster foram inventados pelo arquiteto inglês Peter Ellis, no final do século XIX, e são considerados uma relíquia da engenharia. Alguns são ainda usados um pouco por toda a Europa. Na Alemanha são mais de 100, no Reino Unido e em Copenhaga existem dezenas e na República Chega também. A maioria fica dentro de edifícios governamentais e está vedada ao público.
Porém, em Praga há pelo menos três que pode visitar e todos gratuitos. Um fica no Palácio Lucerna, que abriga também o cinema mais antigo da República Checa. Outro fica no City Hall – Câmara Municipal de Praga – e há ainda um no Palácio YMCA.
Nas redes sociais, são muitos os que partilham vídeos a entrar e sair deste elevador e ainda mais os internautas que se mostram incrédulos com a invenção.
Como funcionam?
Os Paternoster são de madeira e apresentam dois eixos lado a lado, com compartimentos sem porta que sobem e descem sem parar, lentamente. Assim, quando o ascensor chega ao andar, o visitante entra, sem ter de ‘chamar’ o elevador e de esperar que a porta abra. Depois é só sair no destino final.
Na década de 1970 deixaram de ser construídos devido a questões de segurança. Contudo, apesar dos potenciais perigos, há quem lhes ache muita piada.
Leia Também: Funcionária ferida em perseguição a ladrão de calças pela Baixa de Lisboa