Sentiu? O que fazer (e o que evitar) em caso de trovoadas. Eis um guia

Proteção Civil deixa conselhos sobre como agir em caso de ocorrer um destes fenómenos meteorológicos.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
22/01/2025 16:12 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto

País

Trovoadas

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu, na segunda-feira, um alerta à população para o agravamento do estado do tempo em Portugal continental até quarta-feira, com chuva forte, acompanhada de trovoada e granizo.

 

Mas sabe tudo o que deveria sobre este fenómeno meteorológico? E sabe o que deve fazer para se manter seguro? 

Com o objetivo de aconselhar a população (e de responder a estas e outras questões), a Proteção Civil elaborou um guia - que poderá consultar na página da Câmara Municipal de Murça - onde revela algumas informações que deverá saber sobre a trovoada. 

Antes de mais, é necessário perceber que "nenhum local está completamente a salvo de ser atingido por um raio, mas existem algumas precauções que podem ser tomadas para evitar ser atingido".

Vamos aos alertas. Em primeiro lugar, "quando o barulho do trovão é muito acentuado, isto significa que a tempestade e os relâmpagos estão próximos. Basta conseguir ouvir e/ou ver relâmpagos e trovões para poder estar em risco", explica-se, acrescentando-se que "as tempestades que dão origem a trovoada geralmente surgem a meio do dia ou no início da noite altura em que a humidade é maior".

"Quando vir um relâmpago conte o número de segundos até ouvir o trovão e divida por cinco. O resultado indica a distância em milhas a que o centro da tempestade se encontra", vinca ainda a Proteção Civil. "Se o tempo entre o relâmpago e o som do trovão for inferior a 30 segundos procure um local seguro para se abrigar pois a tempestade está perto".

Neste seguimento, "evite locais elevados, campos abertos ou acima do nível médio das árvores" e, "se estiver numa zona aberta não se deite completamente na terra, em vez disso, ajoelhe-se com as mãos apoiadas no chão e a cabeça baixa entre as mesmas".

Já "se estiver num local elevado e muito íngreme como uma montanha, sente-se numa pedra ou em qualquer objeto não metálico. Amarre uma corda à volta do tornozelo, isto permite ancorá-lo caso um relâmpago atinja as proximidades", é destacado no mesmo guia.

Em caso de trovoada, evite ainda "posicionar-se perto de árvores isoladas, abrigos de piquenique, coretos. Grandes edifícios são mais seguros do que estruturas mais pequenas e abertas". 

A Proteção Civil, na página da Câmara Municipal de Murça, avança também que "pequenas depressões no terreno são igualmente perigosas, pois a corrente transportada pela terra pode utilizá-lo como atalho entre a cova". Outras das recomendações passam por "evitar torres de comunicação, postes de eletricidade gradeamentos de metal e tendas isoladas."

E quanto a veículos? Sim, também há informações a saber: "Evite carros de golf e qualquer tipo de descapotável. Veículos fechados com todas as janelas fechadas como carros, camiões, carrinhas, autocarros constituem um bom abrigo para raios, no entanto convém evitar o contacto com superfícies metálicas dentro e fora do veículo."

E afaste-se de "corpos de água como lagos, oceanos, piscinas e rios".

E se estiver em casa? 

"Se se encontrar dentro de casa evite o contacto com objetos e estruturas metálicas com ligação ao exterior como o chuveiro, canos, portas de metal bacias de lavatório e banheira, caixilhos metálicos", é explicado. 

Terá de evitar "o contacto com fichas elétricas, cabos elétricos e aparelhos elétricos como telefones, computadores e televisões". 

E não se esqueça: "Espere que a tempestade passe. Os relâmpagos geralmente diminuem com o tempo depois do último som de trovão, mas podem permanecer durante mais de 30 minutos quer esteja sol e/ ou céu limpo."

Pode ler o guia completo aqui.

Leia Também: Chuva e vento. Proteção Civil registou 71 ocorrências até às 07h00

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas