Eleições antecipadas "mostram falta de sintonia com o que o país precisa"

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, apontou que "os portugueses não podem ouvir falar em eleições" e que a situação, assim como o eventual chumbo do próximo Orçamento do Estado, seria "uma irresponsabilidade".

Notícia

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Notícias ao Minuto
24/01/2025 23:37 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

País

Imigração

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, falou, esta sexta-feira, sobre as declarações polémicas do líder socialista acerca da imigração, a possibilidade de eleições antecipadas e ainda acerca de eventuais deportações de portugueses nos Estados Unidos.

 

Questionado sobre se o Governo estava preocupado acerca de possíveis eleições legislativas antecipadas ou com um possível chumbo do Orçamento do Estado para 2026, Leitão Amaro foi assertivo: "Só se for preocupar no sentido das consequências que uma irresponsabilidade dessa dimensão pudessem causar ao país e aos portugueses".

O ministro sublinhou que os portugueses "não querem ouvir falar em eleições" e que achava que os portugueses acreditavam na capacidade "reformista" do Executivo, que assumiu funções com "heranças pesadas".

"Isso existe para a imigração, mas também existe para a saúde, segurança, falta de professores nas escolas. Tudo aéreas onde o governo anterior falhou estrondosamente", enumerou, dando também o exemplo da descida de impostos que tem vindo a ocorrer nos últimos meses.

"Ouvir falar em eleições antecipadas quando há um Governo e um primeiro-ministro que têm um rumo e estão a transformar o país e a resolver tantos destes problemas - sinceramente mostra uma falta de sintonia com aquilo de que o país precisa", considerou.

Em relação à imigração, e possíveis medidas vindas dos Estados Unidos que podem vir a afetar Portugal e os portugueses no país, Leitão Amaro sublinhou que situações agora conhecidas dizem, sobretudo, respeito a notícias, e não a situações que o Governo tenha conhecimento. "Os portugueses, os que estão cá dentro e os que estão lá fora, devem saber e podem confiar que o Governo português - e o regional dos Açores - está atento e a acompanhar tudo o que se passa neste mundo que envolva a situação dos portugueses", garantiu.

"E podem saber que, por outro lado, aqui estamos a transformar o país sempre para melhor - procurando resolver problemas como aqueles que existiam na Saúde ou nas escolas, e que demoram a resolver", afirmou.

Imigração? "É evidente que há mudança de visão no PS"

Leitão Amaro voltou também a falar acerca das polémicas declarações do líder socialista, Pedro Nuno Santos, sublinhando que era "evidente que há uma mudança muito grande de visão do Partido Socialista e um reconhecimento de que a governação do PS na política de imigração foi profundamente errada. É surpreendente, mas reveladora também".

"Acho que a avaliação que se pode fazer é basicamente esta: o Governo tem um rumo, o Partido Socialista anda aos ziguezagues e desorientado. Não se percebe bem o que quer e quando é que quer o quê", respondeu, quando confrontado se esta poderia ser uma possível tentativa de o PS resgatar votos ao centro.

Leia Também: Pedro Nuno esclarece polémica: "Fizeram melhor que estava ao seu alcance"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas