O último fim de semana de janeiro vai ser atribulado. Depois da passagem da tempestade Éowyn, eis que surge a depressão Herminia, que vai agravar o estado do tempo já a partir de domingo.
A depressão Herminia deverá afetar a região Norte a partir da madrugada de domingo, dia 26, atravessando as regiões Centro e Sul durante a noite de domingo para segunda-feira, 26 para 27, segundo um comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Instituto revela que a partir da madrugada de domingo a chuva persistente volta a atingir o Minho, com o vento novamente a rodar para sul, com rajadas até 80 km/h. Para além disso, a chuva e o vento aumentam de intensidade nas regiões do Centro e do Sul a partir da tarde, prolongando-se até segunda-feira.
Está ainda prevista queda de neve nas terras altas do Norte e Centro a partir da tarde de segunda-feira, a cotas a partir dos 800 metros.
O IPMA indica que, em relação à agitação marítima, a costa ocidental será atingida por ondas entre os 5 e os 6 metros, a partir da tarde de domingo e na segunda-feira, podendo atingir a altura máxima de 11 metros.
"Devido a esta situação meteorológica foram já emitidos avisos de nível amarelo para o vento e precipitação, bem como avisos de nível laranja para a agitação marítima. Será previsível a emissão de avisos de neve válidos a partir de segunda-feira, dia 27", revela o IPMA.
A depressão Herminia foi nomeada pela AEMET (Agência Estatal de Meteorologia espanhola).
A AEMET acaba de nomear a nova tempestade que nos vai afectar no próximo domingo, #Hermínia. pic.twitter.com/d2KumKuE3E
— Márcio Santos - Meteorologia e Ambiente (@MeteoTrasMontPT) January 24, 2025
Leia Também: Casas danificadas e sem luz. O rasto de destruição do Éowyn em Inglaterra