Atualmente, Oleiros, no distrito de Castelo Branco, conta com uma rede de 18 reservatórios de Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI), colocados em vários pontos estratégicos definidos pelo Serviço Municipal de Proteção Civil.
"Estes reservatórios destinam-se aos meios aéreos e terrestres, possibilitam uma intervenção bem mais eficaz e atempada no terreno, o que pode fazer toda a diferença na proteção da nossa floresta, das propriedades e, num caso extremo, de vidas humanas", afirmou o presidente da Câmara de Oleiros, Miguel Marques.
A Câmara Municipal iniciou agora a construção de mais um novo reservatório de DFCI, com capacidade para 787 mil litros, localizado no Carujo, na freguesia de Oleiros-Amieira.
A estrutura, que se junta às restantes 18 construídas por todo o concelho deve estar operacional antes do verão.
O Comandante dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, Luís Antunes, sustenta que "estas estruturas permitem poupar tempo aos bombeiros em busca de água e, ao mesmo tempo", aproveitar "um recurso natural existente, que são as nascentes", referiu, numa nota de imprensa, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, Luís Antunes.
Para a construção dos reservatórios DFCI, a Câmara Municipal de Oleiros contou com a colaboração de alguns proprietários, sobretudo na cedência dos terrenos.
Leia Também: ICNF cria nova medida para cabras sapadoras face à baixa procura do apoio