Em comunicado, o Ministério das Infraestruturas e Habitação refere que o visto ao contrato, válido por quatro anos, assinado entre o Estado e a empresa Sevenair no final de 2024, permite que seja retomada a ligação aérea entre Bragança, em Trás-os-Montes, e Portimão, no Algarve.
Os voos diários, de segunda-feira a sábado até março, têm paragem em Vila Real, Viseu e Cascais, sendo a sua frequência duplicada no período de maior procura, ou seja, entre abril e outubro.
De acordo com o Governo, a empresa confirmou que "reúne todas as condições operacionais para retomar as viagens regionais" a partir de quarta-feira.
A ligação aérea regional foi interrompida em 01 de outubro do ano passado, altura em que terminou o segundo ajuste direto à empresa, enquanto decorria o concurso público internacional para a concessão do serviço por um novo período de quatro anos.
O anterior contrato entre o Estado e a empresa de serviços aéreos decorreu entre março de 2019 e fevereiro de 2022, tendo sido prorrogado até fevereiro de 2024.
"Assim, concluídos todos os procedimentos [...] este serviço público pode ser retomado na sua plenitude a 19 de fevereiro, devolvendo o serviço público essencial às populações do interior", conclui a nota do Ministério das Infraestruturas e Habitação.
De acordo com a informação disponível no portal da empresa, as reservas para as viagens entre Bragança e Portimão estão disponíveis apenas a partir de sexta-feira, dia 21 de fevereiro, com preços que variam entre os 93,02 e os 126,06 euros.
Para uma viagem entre Portimão e Cascais, o valor varia entre os 59,09 e 90,23 euros, enquanto o percurso Cascais/Bragança, na quarta-feira, o preço situa-se entre os 96,64 e os 127,92 euros.
Leia Também: Governo muda regras de acesso ao Supremo para permitir juízes mais novos