Põe algum destes alimentos no cesto? Saiba quanto vai 'pesar' a fatura

Veja a tabela e saiba quais foram os alimentos que mais encareceram.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
13/02/2025 08:14 ‧ há 4 horas por Notícias ao Minuto

Economia

supermercados

O cabaz alimentar monitorizado pela DECO PROTeste já aumentou mais de cinco euros desde a primeira semana do ano, segundo os dados mais recentes, atualizados esta quinta-feira. O esparguete, o salmão e a polpa de tomate são os produtos cujo preço mais subiu face a 1 de janeiro de 2025.

 

"O preço do cabaz alimentar de 63 bens essenciais monitorizado pela DECO PROteste aumentou 5,23 euros (mais 2,21%) desde 1 de janeiro deste ano e custa agora 241,39 euros. Há precisamente um ano, esta cesta de bens essenciais custava menos 4,79 euros (menos 2,03%) e, há três anos, quando a DECO PROteste iniciou esta análise, menos 53,69 euros (menos 28,61 por cento)", explica a organização de defesa do consumidor. 

Ora, uma "embalagem de esparguete custa agora 1,13 euros, mais 17 cêntimos do que na primeira semana do ano", já "um quilo de salmão pode custar, em média, 15,03 euros, mais dois euros do que a 1 de janeiro" e a "polpa de tomate custa agora 1,46 euros, mais 19 cêntimos do que no início de 2025".

Põe algum destes alimentos no cesto? Foram os que mais encareceram na última semana

Na última semana, entre os dias 5 e 12 de fevereiro, os maiores aumentos percentuais de preço registaram-se em produtos como o atum posta em azeite, a couve-coração e o iogurte líquido, todos com subidas de 10%.

Notícias ao Minuto Os produtos que mais encareceram face à semana anterior (primeira tabela) e face ao início do ano (segunda tabela)© DECO PROTeste  

"Se compararmos os preços desta semana com os da primeira semana do ano, por outro lado, além do esparguete, do salmão e da polpa de tomate, as maiores subidas percentuais de preço foram as dos medalhões de pescada (mais 13%), dos flocos de cereais (mais 10%) e do queijo flamengo fatiado (mais 9 por cento)", pode ainda ler-se. 

Leia Também: IPO do Novo Banco e outras 3 coisas que deve saber para começar o dia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas