Centenas de ucranianos manifestaram-se este domingo, em Lisboa, pela paz na Ucrânia, um dia antes do terceiro aniversário da invasão russa, iniciada a 24 de fevereiro de 2024.
Na manifestação, promovida pela Associação dos Ucranianos em Portugal, várias pessoas levaram cartazes onde se liam frases como "fechem os céus", "libertem os prisioneiros de guerra", "a segurança da Europa começa na Ucrânia" e "nada sobre a Ucrânia sem a Ucrânia".
Outros cartazes, que pode ver na galeria acima, afirmavam: "os ucranianos lutam porque eles não têm escolha, vocês podem escolher ajuda" e "imaginem só quatro horas de eletricidade por dia e o inverno a aproximar-se".
Depois de cerca de uma hora de declarações e um minuto de silêncio concentrados no Rossio, os manifestantes dirigiram-se para o largo em frente à Câmara Municipal de Lisboa.
As concentrações decorreram também no Porto, Coimbra, Faro, Águeda, Albufeira, Santarém, Viseu e Funchal sob o lema "11 anos, Ucrânia defende a Europa!" - numa referência aos acontecimentos em 2014 que resultaram na anexação da Crimeia pela Rússia e na guerra separatista no Donbass - e fizeram parte de uma ação global da diáspora ucraniana.
Leia Também: Ucranianos manifestam-se em Lisboa pela paz e com críticas a Trump