A Câmara Municipal de Lisboa criou um site onde explica, ao pormenor, o projeto Parque de Estacionamento Público de Entrecampos (PEPE), que está a levar à polémica retirada de 22 jacarandás da Avenida 5 de Outubro. Na página, a autarquia afirma que o novo parque de estacionamento subterrâneo será o "novo amigo do bairro" e esclarece que não irá retirar todos os jacarandás da zona.
"Dos 75 jacarandás atualmente existentes na avenida, 30 vão ser mantidos, 22 transplantados e apenas 25, que não têm atualmente condições de sobrevivência, devido ao seu estado geral, serão retirados, sendo substituídos por 39 novos exemplares. No final da requalificação, a avenida manterá 69 jacarandás", lê-se no site.
Com a renovação da zona, além de um novo parque de estacionamento com 400 lugares públicos, 60 exclusivos para moradores e cem para bicicletas, a autarquia promete mais circulação pedonal e uma "renovação dos elementos arbóreos que compõem a paisagem verde desta via da cidade", com 118 árvores na avenida e "30 novas espécies autóctones".
"A introdução de mais de 30 espécies autóctones nos espaços verdes deste eixo urbano é fundamental. Estas plantas, adaptadas ao nosso clima e solo, requerem menos recursos hídricos e são mais resistentes a pragas e doenças. Além disso, promovem a biodiversidade local e reforçam a identidade paisagística da nossa cidade. Ao optar por estas espécies, estamos a criar um ambiente mais sustentável e resiliente para as gerações futuras", explica a Câmara de Lisboa, justificando a transplantação das mais de duas dezenas de jacarandás.
A obra, que já começou, terá seis fases e estará concluída dentro de dois anos, em 2027.
Neste momento encontra-se na primeira dessas seis fases, com a "construção de um novo coletor de saneamento e na instalação e reforço das redes de telecomunicações existentes". A fase seguinte incluirá o "prolongamento parcial da construção do novo coletor de saneamento através do eixo poente da Avenida 5 de Outubro".
A Câmara de Lisboa adiou na sexta-feira a sessão de esclarecimento relativa ao projeto de Entrecampos, que implica a remoção de jacarandás, e, dado o elevado número de interessados em participar, vai promover uma sessão única, na quarta-feira, a partir das 18h30, no Fórum Lisboa, na Avenida de Roma.
Numa nota, a autarquia referiu que iniciou na sexta-feira a plantação de novos jacarandás na Avenida 5 de Outubro e zonas limítrofes (dez novos jacarandás nesse dia e cinco no sábado).
Contra este processo, a petição "Não ao abate dos jacarandás da Av. 5 de Outubro", criada em 21 de março - Dia da Árvore, reúne esta segunda-feira à noite mais de 53.779 assinaturas.
Leia Também: Quercus contra "retrocesso ecológico grave" da remoção de jacarandás