A Força Nacional Destacada portuguesa inicia a missão 'enhanced Air Policing 25' da NATO, esta terça-feira, dia 1 de abril, nos Países Bálticos.
Segundo um comunicado do Estado-Maior-General das Forças Armadas, o "destacamento português" vai ser composto por "quatro F-16M e até 95 militares" que vão "operar a partir da Base Aérea de Ämari, na Estónia.
Durante o período da missão, os "F-16M portugueses estarão em alerta de forma permanente para identificar, monitorizar e intervir, sempre que determinado, no espaço aéreo da região do Báltico".
"A missão passa também pela vigilância de aeronaves militares e civis que não cumpram os regulamentos internacionais de voo", lê-se.
No comunicado, as Forças Armadas dão conta de que está "é a oitava participação de uma força portuguesa numa missão de policiamento aéreo nos Bálticos, sendo a primeira vez que se realiza a operação a partir da Estónia".
No ano passado, as Forças Armadas "assumiram a missão 'enhanced Air Policing' a partir da Base Aérea de Siauliai, na Lituânia".
Note-se que as missões da NATO 'enhanced Air Policing' e 'Baltic Air Policing' têm como objetivo "apoiar países aliados a garantir a integridade, segurança e proteção do seu espaço aéreo".
Leia Também: "Não há Forças Armadas sem mulheres nem homens"