O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, anunciou, esta quinta-feira, que foram reprogramados "137 milhões do Incentivo à Descarbonização do Transporte Público de Passageiros" para a aquisição de 389 novos autocarros elétricos, que vão juntar-se a outros 413 que já tinham sido adquiridos pelo Governo.
Ao todo, serão mais de 800 veículos, com um investimento total que chega quase aos 211 milhões de euros, provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Estes novos autocarros elétricos deverão começar a circular em 72 municípios do continente no próximo ano.
"Começar o dia a 'cuidar' do Ambiente. Começar o dia a cumprir o PRR. Duas coisas que me deixam feliz. (…) Uma verba recanalizada para não ser perdida, são mais 499 autocarros para 72 municípios de Norte a Sul. Não é campanha, é a realidade", escreveu Pinto Luz no X (ex-Twitter).
Começar o dia a ‘cuidar’ do Ambiente. Começar o dia a cumprir o PRR. Duas coisas que me deixam feliz.
— Miguel Pinto Luz (@miguelluz) April 3, 2025
Início de dia dedicado à Descarbonização dos Transportes Públicos, num evento de assinatura dos contratos entre o Fundo Ambiental e os beneficiários, na bonita sala ‘O Século’,… pic.twitter.com/X4Abzs2oDs
Segundo o Ministério do Ambiente, os mais de 800 autocarros sem emissões destinam-se a empresas de transportes, municípios e entidades municipais de todo o continente, representando um investimento total de cerca de 54,5 na Área Metropolitana de Lisboa, de 21,5 na do Porto e de 145 milhões de euros no resto do continente.
Durante a cerimónia de assinatura dos protocolos, que decorreu em Lisboa, a ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, salientou que os veículos serão aplicados não só nos transportes urbanos, mas também no transporte escolar e de pessoas com problemas de mobilidade.
Além do ministro das Infraestruturas e da ministra do Ambiente, estiveram também na assinatura dos contratos a secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, e o secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis.
Leia Também: Municípios devem receber mais 398 autocarros elétricos em 2026